sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Simpósio e Congresso em Aracajú


Com o Tema central “Avanços em Tecnologia de Alimentos” o evento objetiva apresentar inovações tecnológicas de interesse nacional, mais precisamente focado, na região norte /nordeste, discutir e difundir tecnologias inovadoras geradas para a indústria de alimentos a nível nacional e para os Arranjos Produtivos Locais – APLs, em especial do Estado de Sergipe. Acreditamos que o evento permitirá congregar os mais diversos profissionais da área de alimentos, estreitando as relações de conhecimento entre os pesquisadores e a iniciativa privada do Brasil, bem como, com estudantes de graduação e de Pós-Graduação, contribuindo assim na difusão do conhecimento das pesquisas geradas em Ciência e Tecnologia de Alimentos, especialmente, no que concerne a Frutos tropicais.

Pela abrangência do tema proposto e por Aracaju ainda não ter sediado eventos desta natureza, espera-se um número superior a 500 congressistas. Portanto, é com grata satisfação que os convidamos a participar do mesmo.

Dando continuidade às atividades, a cada ano, das Regionais da SBCTA, na realização de Simpósios, a Secretaria Executiva da SBCTA-SE e de conformidade com as diretrizes do Programa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT promoverão o "II SIMPÓSIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS" e o "I CONGRESSO DO INSTITUTO NACIONAL DE FRUTOS TROPICAIS", respectivamente, a serem realizados, conjuntamente, no Centro de Convenções de Sergipe, na cidade de Aracaju, no período de 18 a 21 de abril de 2010.

A programação conta com mesas redondas, palestras, mini-cursos, Apresentação de Posters.

Normas para Envio de Resumos Expandidos

1) Envio do trabalho

Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos escritos em português, que sejam relacionados às áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, Alimentação e Nutrição, Biotecnologia, desenvolvido por acadêmicos ou profissionais de instituições do Brasil ou do exterior. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Evento.

2) Autores

No máximo 6 (seis) autores poderão constar no trabalho (incluindo co-autor, orientador e outros).

3) Resumo Expandido

O resumo expandido deverá ser enviado via internet, respeitando-se o prazo de inscrição no evento.

3.1) Prazo para envio do resumo expandido – de 04 de novembro de 2009 até 08 de março de 2010;

3.2) O resumo expandido não poderá ser enviado mais de uma vez (por autores diferentes), pois isto bloqueará o trabalho. É obrigatório que todos os autores e principalmente o orientador, tenham conhecimento do conteúdo do resumo e do envio para o evento;

3.3) Cada resumo expandido será analisado pela comissão técnico-científica do evento e poderá ser aceito ou não. A resposta (incluindo o parecer de recusa, se for o caso) seguirá por e-mail ao autor que enviou o trabalho, até 19 de março de 2010;

3.4) O pôster deverá ser elaborado e apresentado de acordo com as normas publicadas neste site. É proibida a apresentação do pôster por terceiros, ou seja, não autores;

3.5) Cada inscrição só dará direito a apresentação de 2 trabalhos.

3.6) Será entregue no final da apresentação do pôster, o certificado de apresentação do trabalho com o nome de todos os autores cadastrados no envio do resumo;

3.7) Serão certificados apenas os trabalhos efetivamente apresentados no evento, nas Sessões de Pôsteres, por pelo menos um dos autores.

Análise e elaboração do resumo expandido

1) Não serão aceitos:

a) Trabalho já publicado anteriormente;
b) Simples descrição de projeto, intenção de trabalho, trabalho só com resultado preliminar;
c) Resumo da revisão bibliográfica;
d) Trabalho que não se caracterize como pesquisa científica ou desenvolvimento de processos/produtos.

2) Formatação

a) Digitar o resumo expandido no Word 2003 for Windows;
b) Configuração da página - deve ser A4 (210 x 297 mm);
c) Tamanho do documento – 3 a 4 páginas, incluindo: título, autores e siglas das instituições, resumo, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referencias, agradecimentos (quando houver);
d) Margens - 2,5 cm para as margens: superior, inferior, direita e esquerda; Espaçamento: simples;
e) Fonte - tipo Arial (exceções aos símbolos, fórmulas e letras gregas); utilizar tamanho 12 (exceto título, autores e instituições);
f) Título do trabalho - deve ser digitado em letras maiúsculas, negrito, fonte Arial tamanho 14;
g) Autores, emails e endereços institucionais– devem ser digitados fonte Arial, negrito, tamanho 10;
h) E-mail - colocar o e-mail do autor que irá apresentar o trabalho ou para quem a correspondência deve ser enviada ;
i) Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave separadas por vírgulas, em ordem alfabética.

3) Corpo do resumo expandido

O texto do resumo deve ser em parágrafo único, sem tabulação ou espaço com no mínimo 150 e no máximo 250 palavras.
Introdução: Visão geral sobre o assunto com definição dos objetivos do trabalho, indicando a relevância da pesquisa.
Metodologia: Como o trabalho foi realizado (procedimentos/estratégias; os sujeitos/participantes/documentos; equipamentos/ambientes; etc).
Resultados e Discussão: Os resultados obtidos deverão ser discutidos preferencialmente fazendo referência a medidas e cálculos estatísticos aplicados.
Conclusões: a conclusão do trabalho deverá contemplar o item proposto no objetivo da pesquisa.

4) Critérios para recusa do trabalho

Antes de enviar o resumo expandido ao II de Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos e I Congresso do INFT, é obrigatório que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação e de conteúdo em todos os dados do resumo expandido; a falta de cuidados e o excesso de erros podem justificar a recusa do trabalho. O trabalho recusado não poderá ser alterado pelos autores para reavaliação.

5) O resumo expandido

O resumo expandido poderá conter além do texto, tabelas, gráficos, fotos, esquemas químicos ou fórmulas os quais também poderão ser inseridos no pôster. Após o aceite final do trabalho, o mesmo será publicado sem correções posteriores.

6) Áreas de Trabalho

1 - Análise de Alimentos (AL)
2 - Avaliação sensorial de Alimentos (AS)
3 - Microbiologia e toxicologia de Alimentos (MT)
4 - Nutrição, saúde e Alimentação (NA)
5 - Química e Bioquímica de Alimentos (QB)
6 - Tecnologia de produtos de origem animal (TA)
7 - Tecnologia de produtos de origem vegetal (TO)
8 - Diversas (DV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário